COMO TRABALHO


PSIQUIATRIA
E PREVENÇÃO
REFERENCIAIS TEÓRICO-PRÁTICOS
ANTROPOSOFIA
SAÚDE MENTAL
E BEM-ESTAR
Diante de casos psiquiátricos graves, eu sempre me perguntava se teria sido possível atender aquele paciente anteriormente, no sentido de reduzir sofrimento. Por que os pacientes, em geral, demoram tanto a buscar pelo psiquiatra?
Muitas pessoas ainda vinculam a Psiquiatria somente ao tratamento de casos graves. Se a ajuda profissional não for solicitada logo aos primeiros sintomas, há a possibilidade de agravamento do quadro clínico, penalizando ainda mais o paciente.
Desta forma, frequentemente, esclareço que na minha prática médica tenho recursos para atender pessoas que buscam o autoconhecimento, sem necessariamente, apresentarem “doença psiquiátrica”. Destaco, portanto, que a prevenção também é função do médico psiquiatra.
No meu atendimento, busco desempenhar a promoção da saúde, estimulando paciente e familiares a desenvolverem hábitos saudáveis e relações afetivas positivas.
Todo adoecimento causa sofrimento e vulnerabilidade.
Porém, o tratamento não se resume apenas à patologia e ao alívio dos sintomas.
Considero o paciente em sua trajetória de vida, sua biografia, estimulando que busque o significado do adoecimento atual para haver a superação.
Na visão da Medicina Antroposófica, a doença é uma oportunidade para o paciente repensar seu passado, fortalecer-se no presente e redirecionar a própria vida, planejando seu futuro com mais coerência.
Em sua cosmovisão, abre perspectivas para que sejam respondidas as questões mais profundas do homem sobre si mesmo (sua origem, seu destino e sua identidade) e sobre a sua relação com a Natureza. É, portanto, considerada Ciência Espiritual Moderna: ciência, por apresentar método científico, que pode ser aplicado em diferentes locais; espiritual, por considerar a existência de elementos suprasensíveis e moderna, por traduzir os conhecimentos antigos da humanidade para uma linguagem mais adequada para o ser humano atual.
-
MEDICINA ANTROPOSÓFICA:
A Medicina Antroposófica, cujos fundamentos foram criados por Rudolf Steiner e a Dra. Ita Wegman em 1920 na Suíça, visa a ampliação da arte médica no tratamento e prevenção de doenças.
Atualmente, é praticada em 60 países, nos cinco continentes.
No Brasil, a formação para médicos é determinada pela ABMA – Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.
-
MEDICAÇÃO ANTROPOSÓFICA:
Os medicamentos antroposóficos são dinamizados para potencializar a essência das substâncias dos reinos mineral, vegetal e animal. Podem ser usados em associação com a medicação alopática e, frequentemente, favorecem a redução da dosagem desta.
Atuo com foco na sua saúde como indivíduo. Afinal, a condição de saúde mental é a base para todas as atividades humanas, influenciando negativa ou positivamente a sua saúde física, seu desempenho profissional e suas relações interpessoais na família e sociedade.
Entendemos que a Medicina (do latim “mederi”, que originalmente significava o ato ou conhecimento de “saber o melhor caminho” para algo) é a arte de cuidados à saúde do ser humano. Você pode e merece conhecer melhor este caminho de autocuidado rumo à qualidade de vida.
Quanto mais preparado você estiver para cuidar de sua saúde mental, mais este benefício se estenderá ao seu corpo e seus sentimentos, trazendo a sensação de equilíbrio e bem-estar.
Cuide primeiramente de você.
Assim, estará pronto para cuidar de todos que você ama.